Primeiro o objetivo, depois o KPI

Liderar uma empresa ou um projeto contando somente com as informações coletadas por seus próprios sentidos equivale a um piloto de avião fazer um voo somente olhando pela janela do cockpit.

Key Performance Indicator (KPI) ou indicadores-chave de desempenho são medidas que mostram a comparação do que foi realizado pela operação em relação ao objetivo.

1) Portanto, comece com a pergunta: “Quais objetivos devo atingir?”

2) Para, depois, partir para: “Quais indicadores devo monitorar?”

Alguns pontos que podem ajudar a definir os indicadores são:

  • Quais são as expectativas ou objetivos do gestor
  • Quais são as variáveis mais importantes que mostram o objetivo
  • Elaborar os indicadores de desempenho que medem as variáveis
  • Priorizar os 7 indicadores mais relevantes.

Vale ressaltar que indicadores apontam, porém não resolvem problemas. A atuação dos líderes nesse processo é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *